Riqueza – Novembro/2016 (R$ 3.573,11 ou +16,80%)

Este foi um mês nada bom para minha Renda Fixa, que apesar de serem “fixas”, sofreram com a queda do IPCA.

Tive o preju de 4% com a queda do IPCA, preju esse que tende a ser agravado nos próximos meses. Este foi o meu grande tombo desde que comecei a investir, e estou pensando seriamente em tirar meu investimento deste segmento, uma vez que a previsão é de uma inflação na meta de 5% a.a. para o ano que vem.

renda_fixa

Apesar da queda do IBOV este mês, a Fibria (FIBR3) salvou e evitou que meu prejuízo no mês fosse maior.

acoesfiistotal_variavel
Tudo isso me deixa com R$ 24.894,91. Consegui mais dinheiro que previ em meu planejamento inicial, isso equivale a 8 mês de antecipação em minha independência financeira! Seja por rendimento ou por aporte, o importante é que estou cada dia mais perto de minha Independência Financeira.

RENDIMENTO.png

 

A meta para o próximo mês é otimizar meus rendimentos, ou seja, começar a ganhar cada vez mais juros, aluguéis ou rendimentos!

Abraços e sucesso a todos 😉

10 comentários sobre “Riqueza – Novembro/2016 (R$ 3.573,11 ou +16,80%)

  1. Fala Little Rich!
    Parabéns pelo incremento do bolo, jajá o grande milho está aí.

    Queria ponderar duas coisas: Você não está no caminho errado nas NTN-B, ele é volátil dado o prazo longo e a característica do papel, mas deve se pensar no longo prazo, é ganho real, afinal a inflação nada mais é que o seu poder de compra indo pelo ralo.

    Outra coisa, não ‘torça’ por um IPCA de 10%, quanto menor ele for, melhor para o investidor desse papel, afinal o imposto de renda no resgate é sobre TODO o rendimento (IPCA+Taxa na compra) e não apenas o rendimento real.

    Segure esse papel, não é negócio vender, girar no tesouro, você pagou taxa por isso e vai pagar o IR mais alto, em um período de alta inflação, na prática, rendimento real quase nada.

    Abs.!!!

    Curtir

    • Sim! É verdade AA!
      É que bate uma tristeza ver o dinheiro lá sem render nada e pensei em sacar para reinvestir em algo que traga mais retorno. Mas você está certo, a quantia nem é tão grande assim, vou deixar lá mesmo.
      Obrigado pela dica. Abraços

      Curtir

  2. Fala Rick,

    Girar patrimonio te trara prejuizo. No TD o ideal é levar ate o vencimento.

    Uma inflaçao baixa nao significa perda de rendimento, o que vale mesmo sao os ganhos reais, acima da inflacao.

    Abraço e tenha um excelente mes amigo

    Curtir

    • É VDC, você tem razão! Minha ideia era tirar e aplicar em outro lugar a fim de recuperar o prejuízo, mas é um valor pequeno, estou vendo que não compensa mesmo.
      Mais uma vez obrigado pela dica 😉
      Abraços

      Curtir

Deixe um comentário

